DANÇA DE SALÃO – DANÇA TEATRO – TEATRO FÍSICO – BUTOH
O grupo MPT segue quatro eixos de pesquisa no qual desenvolve seus trabalhos. Dentro de cada linha de pesquisa, o grupo tem dedicado a aprofundar estudos sobre o corpo, explorando as múltiplas possibilidades para enriquecer o repertório do ator. Para isso o grupo segue determinadas áreas distintas que sistematicamente tem servido de base para construção dos seus espetáculos.
A dança de salão esteve presente nas montagens Carnivale, Orfeu, O Baile, O homem da esquina rosada e Agreste. Além de aprenderem danças de pares como valsa, tango ou forró, o grupo estuda ritmo, musicalidade e improviso.
A dança teatro surgiu das pesquisas sobre Pina Bausch e outras companhia de dança como DV-8 e Mimulus. Esteve presente em todas as montagens do grupo, com maior ênfase em Carnivale, Orfeu, O baile, O homem da Esquina Rosada e Agreste.
O teatro físico começou como exercícios de Pré- expressividade para o treino do ator, mas a aos poucos começou a ser usado esteticamente na construção de cenas. Orfeu, Prometeu, Kitsune e Terra de Cego são os maiores exemplos.
Butoh, foi a ultima técnica incorporada pelo grupo, a partir dos estudos da peça oriental Kitsune. Começou a ser usada como exercícios de pré expressividade e para construções estéticas. Kitsune, Prometeu e Terra de Cego seguiram dentro dessa linha de pesquisa.